Compartilho abaixo uma reflexão que fiz no fórum de Tutoria do ESPEAD e que me parece interessante sobre a interelação entre os papéis de tutor e de professor:
"Olá!Penso que tanto o papel d@ tutor@ quanto d@ professor@ estão relacionados, pois ambos complementam suas funções entre si. Por exemplo, se pensarmos no professor que, com a equipe de uma determinada interdisciplina, elabora as atividades e no decorrer do percurso modifica alguns pontos da proposta de acordo com a demanda de alunos e tutores. Da mesma forma, os tutores, auxiliam, pois têm um contato mais próximo com os alunos, apesar da distância física, procuram atender e comunicar aos professores as demandas e dificuldades observadas e levantadas pelos alunos. O professor avalia o processo que se formou ao longo da interdisciplina, também participando dos comentários nos trabalhos dos alunos tendo no tutor@ um alicerce importante para o processo de aprendizagem e bom andamento do curso.Abraços,Damiana(Tutora sede - Pólo de Gravataí) "

Um comentário:
Olá, Dami! Gostei das tuas reflexões. Acho interessante pensarmos nessa questão das várias perspectivas, vários olhares sobre uma situação, a qual o filme suscita, e ligar isso a nossa atividade de tutoria. Podemos ligar especialmente no que diz respeito à avaliação do aluno. O conselho de classe que fizemos mostra a surpresa de alguns com a avaliação positiva de um aluno que em outra interdisciplina não está bem. Podemos nos perguntar por que um aluno vai bem em umas interdisciplinas e mal em outras? Será por que escolhe algumas para se dedicar e deixa outras de lado? Ou será por que é o modo como professores e tutores a conduzem? Ainda podemos pensar que o próprio conteúdo pode causar resistências. Isso é uma coisa legal de discutirmos e podermos avaliar nesse processo, né? Fiquei me perguntando essas coisas, que compartilho contigo agora.
Abraço
Postar um comentário